Encontrámos multidões em todos os monumentos que visitámos.
A maioria dos turistas são chineses de outras regiões
A Grande Muralha é um símbolo da Civilização Chinesa
A muralha original foi construída há mais de 2000 anos, pelo primeiro Imperador que unificou a China, mas o que vemos perto de Beijing, em Badaling, são secções restauradas, em 1950, da muralha contruída há 500 anos, durante a dinastia Ming, por cima de outras estruturas existentes. Além dos muros, a muralha compreende ainda portas, torres de vigilância e fortes.
Em 1987 foi inscrita no Património Mundial da Unesco (a China é o 2º país com mais sítios incluídos na lista com 48, depois da Itália com 51).
De certeza que já ouviram dizer que a Grande Muralha é a única estrutura feita pelo homem que pode ser observada do espaço. Mas está errado. Não se vê. Esta ideia foi posta a circular pelo ilustrador americano Robert Ripley no seu livro Believe it or not, mas não tem qualquer fundamento até porque foi feita 30 anos antes de alguém ter estado no espaço.
Demorámos 1.30h do nosso hotel na capital até a Grande Muralha. A subida não é fácil, mas vale bem a pena, apesar do tempo estar muito nublado, nada parecido com a imagem que tinhamos da promoção da viagem. E apesar de tanta gente a visita fez-se de maneira fluida.
Sem comentários:
Enviar um comentário